ARTE MARCIAL
FILIPINA

Kali é uma das denominações dadas às Artes Marciais Filipinas, as quais se distinguem das demais por serem baseadas no amplo uso de técnicas com armas, complementadas por técnicas de mãos vazias.
Não é um esporte. Não é um sistema de “defesa pessoal” nos moldes tradicionais. O Kali pode ser melhor conceituado como um sistema proativo de combate, voltado para situações reais.
Pode ser aplicado para fins de defesa pessoal? Sim, em múltiplas possibilidades, desde a eliminação da ameaça (aspecto predominante do Kali) até uma simples contenção (preservando sua integridade física).
É uma Arte singular, altamente desenvolvedora e educativa, que proporciona autoconhecimento, reforça o caráter e os valores mais importantes da vida humana.
Dentre os diversos Sistemas destaca-se o Pekiti Tirsia Kali (PTK), como um dos mais práticos e eficazes que existe. O PTK tem no lendário Gran Tuhon Leo T. Gaje Jr. seu mais elevado expoente e autoridade máxima.
Ensinado em cerca de trita países, ao público em geral e junto a respeitadas forças militares e policiais de elite, Pekiti Tirsia representa tecnologia de ponta em combate a curta distância (“close quarters”), tanto com lâminas e outras armas, quanto desarmado.
Fundada pelo Tuhon Jared Wihongi, Pekiti Tirsia Tactical Association (PTTA) é uma das mais respeitadas e atuantes organizações internacionais, dedicadas à prática e desenvolvimento do Pekiti Tirsia em âmbito operacional (tático), junto a diversas forças de segurança ao redor do mundo. PTTA conta com o TRICOM (Triangle Combatives), desenvolvido pelo Tuhon Jared, trata-se de um subsistema destinado a aplicações téticas na rotina policial e de segurança privada.
PTK/PTTA se encontra presente em Minas Gerais e tem como um de seus pilares no Estado o grupo de treinamento KALI MG (“KALI 1307”) que opera sob responsabilidade e direção do instrutor Ramon Teixeira e equipe.
Além das comprovadas e eficazes aptidões do campo do combate aproximado, armado e desarmado, a prática do Kali também confere outros benefícios, dentre os quais:
Coordenação motora aprimorada;
COnsciência corporal;
Consciência no movimento;
Disciplina;
Equilíbrio emocional;
Melhoria da bilateralidade corporal e ambidestria;
Melhoria dos reflexos
Melhoria da percepção espacial;
Segurança e senso tático;
Tenacidade.